domingo, 25 de junho de 2017

Culinária da Musa do Atelier

Artes plásticas e alimentação saudável.



Spaghetti integral com molho de legumes crus processados e amornados ( chuchu, abobrinha, pimentão, cenoura, repolho roxo, abóbora japonesa e sal ) - salada de tomate, alface agrião e azeitona.



Fios de abobrinha, abóbora japonesa, chuchu e repolho roxo, crus, temperados com sal e amornados - molho rosa com tomate cru, sementes de girassol descascadas e hidratadas, limão galego, passas de uvas brancas, sal e um pouco de água filtrada - salada de alface, serralha, couve, almeirão e agrião.


Arroz branco - cuscuz de trigo sarraceno hidratado com legumes e temperos processados 


Arroz branco cozido com temperos e caldeirada viva de frutos do mato 

Abacate, tomate, beldroega, pepino, abobrinha, passas e azeitonas. Cúrcuma, limão galego, shoyu, sal e azeite para temperar. Todos os ingredientes são crus.


Laranja Bahia de Tanguá (Sítio do Seu Biga)


A cozinha do século XXI é pós industrial - ela retoma o contato com a natureza, dispensa a "praticidade" da comida congelada, aquecida no microondas etc... A dona de casa, a que já foi chamada de " do lar " agora é uma pesquisadora, tem contato com a ciência nutrologista, acompanha pesquisas modernas sobre alimentação e saúde, cuida da cozinha com zelo e arte, introduz a gastronomia na rotina da casa. A cozinha deixa de ser aquele local isolado da casa, enfumaçado, engordurado, dirigido por mulheres nervosas, irritadas com a segregação das portas fechadas para não empestiar a casa com cheiros de uma prática medieval que perdurou até bem pouco tempo. Mas isso está mudando. A nova dona de casa dirige um laboratório onde cuida da saúde da família. Antes isso era feito nos hospitais para onde pessoas intoxicadas por uma péssima alimentação tinham que ir frequentemente... Viva a culinária do futuro!!!!


Tortilha de aipim filetado, desamidado e assado em frigideira anti-aderente (como se faz tapioca). Creme de legumes crus e sementes e desidratadas. Salada crua tomate, quiabo, pepino e pimentão.

Smoothie fase verde com laranja bahia, laranja china, maracujá, hortelã, banana d'água, aveia em flocos, pepino, gengibre, ameixa seca, água e canela em pó.


Detalhe do prato pastelão de milho com salada


Pastelão de milho e legumes crus: farinha de milho pré-cozido em flocos misturada com creme de legumes crus ( abobrinha, chuchu, cenoura, gengibre, limão, alho, curry, azeite, sal, canela, shoyu, páprica picante e sementes de girassol hidratadas. ) Bater tudo no liquidificador com um pouquinho de água e misturar com a farinha de milho. Acrescentar tomate, pimentão, azeitonas e temperos verdes picados na mistura final. Acompanha salada de folhas e pepino crus e temperados com azeite, sal e limão. Tomate, azeitona e orégano para enfeitar e dar um toque " pizza". O Pastelão pode ser amornado em forno ou frigideira antiaderente com cuidado para não exceder 42° mantendo-se assim todas as propriedades do alimento vivo. As sementes de girassol podem ser substituídas por quinoa, trigo sarraceno, chia... Um prato rápido, fácil e muito nutritivo. Esse é um verdadeiro " mata fome "


Guacamole com trigo sarraceno hidratado e homus tahine. Cavacas desidratadas e amornadas de farinha de milho em flocos, quinoa, legumes, azeitonas e temperos da Musa.


Detalhe da Guacamole


Cuscuz de sementes hidratadas, couve flor, cenoura, salsa, azeitona e sal. Farofa de couve, almeirão, alho, banana, sal, azeite e farinha de mandioca caseira. Molho branco com inhame, sal, azeite, alho e sementes hidratadas. Com exceção do inhame que é ligeiramente cozido os demais ingredientes são crus. Os pratos são amornados a 42° antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+