"Simply Glass" - aquarela, nanquim e guache sobre papel canson - 29,7x42 - ano de 2013
"...a natureza morta revive! Como já escrevi anteriormente, a natureza morta foi um dos temas favoritos dos pintores impressionistas, pós-impressionistas e dos demais modernistas que os sucederam no fauvismo, no cubismo, etc. até os dias de hoje. O trabalho mostrado integralmente e fracionado, no mosaico ilustrativo do processo de execução, iniciou-se por uma abstração em aquarela. As linhas mestras da composição foram lançadas sem desenho prévio através de aguadas de cor alaranjada. Na sequência foram introduzidas cores frias: azul, verde e violeta contrastando com a base quente. Nesta fase, as formas representacionais de vidros – garrafas, taças – foram se apresentando mais ou menos definidas e contornadas com um grafismo preto de tinta nanquim. Na penúltima fase a tinta guache branca, por vezes matizada com as cores da aquarela, foi cobrindo e se fundindo com a base ainda úmida. Os cinzas decorrentes desta fusão passaram a predominar na pintura. Novas aguadas de aquarela recuperaram, parcialmente, as cores iniciais. Por fim, o preto de nanquim foi aplicado de forma vigorosa, reafirmando o propósito gráfico da primeira mancha. Parei o trabalho com ele ainda vivo, pleno de novas possibilidades. Acho fundamental não concluir as obras mas ouvi-las quando elas dizem: basta ...”
I wish I could be so free and vigorous with my brushes - Your paintings have so much energy! :0)
ResponderExcluirIt looks wonderful.
ResponderExcluirGreat job.
Greetings.
A wonderful abstract/still life dear Antonio, I love the cool colours of the glass, the effect resembles frosted glass or sea glass, very beautiful.
ResponderExcluirhugs my friend
xoxoxo ♡
A natureza morta revive... esta a sua expressão mais significativa e verdadeira. De facto, nesta sua obra, não há dúvida que assim é! Muito obrigado Mestre por mais este contributo.
ResponderExcluirBoa Noite, querido artista, artista inquieto, sempre apresentandonos seu melhor tecnica. Ovras vibrantes, pinceladas vigorosas, com gran pasion, "elas dizem... basta". Genial!
ResponderExcluirUm abraco grande.
Mi piace moltissimo questa natura morte astratto e dipinto nel tuo modo molto personale , bel lavoro. Abbraccio.
ResponderExcluirHey,Antonio, Morandi is not "sooo" far away!
ResponderExcluirYes, i like the german and italien masters from the 20' century.
Abraço,Willy
Olá Antônio,
ResponderExcluir"Parei o trabalho com ele ainda vivo, pleno de novas possibilidades. Acho fundamental não concluir as obras mas ouvi-las quando elas dizem: basta ...” - ISTO É GENIAL. É resultado da voz da INTUIÇÃO.
Muito lindo o trabalho. Parabéns!
Obrigada pelo carinho de seus cumprimentos. Você é um amigo especial.
Grande abraço.
Caríssimo Antônio. A universalidade de teu trabalho é impressionante!! Os diferentes materiais já te definem como um mestre e os resultados,...bem os resultados...são verdadeiras aulas!! Aulas de universalidade e da mais pura arte!!! Grato por partilhar tua sabedoria e sensibilidade!
ResponderExcluirÉ muito linda a forma como se manifesta sobre os caminhos que percorreu na elaboração de uma tela. A riqueza de detalhes, de escolha de cores, de sua mutação. O resultado, por si só, é encantador, mas suas palavras têm igual arte. Abraços!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirUn trabajo fantástico. Eres un gran artista Antonio.
ResponderExcluirUn fuerte abrazo
Nas mãos do ARTISTA a NATUREZA MORTA cria VIDA, renasce carregada de sensações, de movimentos...
ResponderExcluirBela arte.
Abraços