sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

"Marinha" - aquarela, nanquim e guache sobre papel canson



"Marinha" - técnica mista (aquarela, nanquim e guache) sobre papel canson - 29,7x42- ano de 2013
“...a combinação de materiais, no caso aquarela, nanquim e guache, favorecem a reprodução fotográfica em função do acabamento fosco, comum aos três tipos de tinta utilizados na confecção desta obra.
O retorno ao tema ‘marinha’ é espontâneo. Estive pensando o porquê desta preferência, além da óbvia relação com o mar, à beira do qual sempre vivi. É que os estaleiros e as rochas das praias oferecem uma infinita multiplicidade de formas e consequentes estruturas geométricas.
Desde o período pré-renascentista, mestres como os irmãos Van Eyck iniciavam suas composições a partir de rigorosas estruturas geométricas, sobre as quais distribuíam as massas de cor e as formas de prédios, árvores, figuras humanas, etc. O domínio da linguagem visual, forma e cor desses gênios continua insuperada. Um exemplo extraordinário é o retábulo ‘A Adoração do Cordeiro Místico’, dos irmãos Van Eyck, que tem uma estrutura geométrica inspirada num grande diamante lapidado, além de, praticamente, esgotar as possibilidades de uso da tinta a óleo recém descoberta...”

16 comentários:

  1. The watercolour is lovely with lots of atmosphere.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha António, transporta-nos para outra dimensão, com um misticismo muito cativante.

    ResponderExcluir
  3. Hello Antonio, excellent work as usual. Thanks for stopping by my blog.
    A hug

    ResponderExcluir
  4. Un bellissimo lavoro Antonio, stupenda la nuvola di fumo, e il bianco e nero ha sempre un 'atmosfera speciale. Abbraccio .

    ResponderExcluir
  5. I love this monochrome painting - such effective use of this mixed media. Fabulous!! :0)

    ResponderExcluir
  6. Acho lindo essa arte de pintar com tinta a óleo ..

    ResponderExcluir
  7. Bonito lienzo nunca dejara de asombrarme la sabiduria del dibujante.
    Un fuerte abrazo

    ResponderExcluir
  8. Fantastic.
    I wish you a nice weekend.
    Greetings.

    ResponderExcluir
  9. Muchas gracias por su saludo!!! Excelentes trabajos como siempre, felicitaciones. Cariños!!!. Laura.

    ResponderExcluir
  10. Gosto de todas as técnicas de pintura, até mesmo as que não uso e gostei demais desta sua tela.Olhando este seu desenho tão perfeito pensei nos de meu filho Aqui em casa somos todos artistas ou "arteiros",kkkkkk, artistas os que trabalham especificamente com arte em qualquer de suas formas: desenho industrial, desenho de moda, desenho só como hobby... este último quem usa é meu filho que faz desenhos incríveis, com nanquim a bico de pena porém engaveta-os todos, não expõe nem em casa... Coisa de artista ou arteiro, só pode ser !!!???
    congratulations,
    Léah

    ResponderExcluir

  11. Olá Antônio,

    A névoa de fumaça chamou minha atenção, por sua perfeição. É como se a tivesse observando ao vivo.
    Lindo trabalho.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Que belo! Admiro por demais o seu trabalho. Ele é vivo e ainda o complementa com parte da história e de sua elaboração. Abraços!

    ResponderExcluir
  13. dear Master, a very good work, people think of gray colors at the same time the history and future of Loading... very impressive..
    ..A big hug..

    ResponderExcluir
  14. Boa Noite srº Antonio!
    Adorei este trabalho e fiquei ainda mais encanta quando vi que se tratava de uma obra composta com materiais simples. Puxa, é impressionante a sensação que ela passa, parece que estou observando a paisagem através de uma janela.

    ResponderExcluir

Google+