segunda-feira, 4 de novembro de 2013

“Passeio em Jurujuba” – Marinha em óleo sobre tela

“Passeio em Jurujuba” – Óleo sobre tela – 50x50 – Ano de 2012
“... de volta a Jurujuba e ao óleo sobre tela – duas paixões antigas.
                A coisa começou quando, voltando do trabalho, desembarquei do catamarã na estação de Charitas e encontrei com a Loyde para voltarmos juntos para casa em Itaipuaçu. Tirei o carro do estacionamento e ‘errei’ o caminho. Loyde estranhou e disse: ‘Você não pegou o retorno, estamos indo para onde?’ Brincando eu disse: ‘Vamos pegar o túnel Charitas-Piratininga, que ainda não existe. ’ Rimos e eu continuei dirigindo pela estreita e sinuosa estrada que beira a praia até Jurujuba – paisagem de cartão postal. Quando chegamos no Iate Clube Jurujuba peguei a estradinha que leva à portaria do clube passando pelo píer e trapiche da colônia de pesca e pela prainha aonde paramos. Parecia um filme: barcos na areia, muitos na água, grandes pesqueiros coloridos e aves, muitas aves, garças, fragatas e gaivotas. Ao fundo as montanhas espelhadas no mar. Um filme de paz e amor.

Ontem comecei a pintar uma marinha. Naturalmente foram surgindo barcos montanhas, céu e mar em tons cinzentos e elegantes, porém tristes. Algo não estava batendo, a obra não refletia a minha alegria e, tinta sobre tinta, apliquei direto do tubo, grandes massas de branco, amarelo, verde Veronese, azuis, violeta e laranja. De repente um festival de cores espelhava a minha alma. Ouvi a algazarra das aves marinhas, senti o cheiro da maresia...”  



“Passeio em Jurujuba” – Óleo sobre tela – 50x50 – Ano de 2012 – Detalhes

13 comentários:

  1. Querido amigo, fiquei encantada com o seu relato da bela paisagem de Jurujuba, tal qual um poeta você fotografa na memória o que vai transferir para a tela, e o poeta aquilo que vai transformar em verso e prosa. Meu querido amigo da alma, você faz a magia acontecer com sua arte maravilhosa. Tenha uma linda semana. Beijocas

    ResponderExcluir
  2. A beautiful painting Antonio - such wonderful colouring. I love the way you have featured the painting in a collage too.

    ResponderExcluir
  3. Adoro questi colori così allegri e il modo astratto di dipingere ! Abbraccio.

    ResponderExcluir
  4. Ola Antonio, sento a sua pasion plena sobre este lienzo! E elegante e alegre, tem forca e vigor, esta obra marinha e fabulosa. Um abraco, tenha um bonito dia.

    ResponderExcluir
  5. Um colorido invulgar e fabuloso. Talvez a marinha que mais alegria transborda de entre as que tenho visto neste seu fantástico espaço. Caro Mestre, você pinta de tudo e tudo sai perfeito! Que maravilha...

    ResponderExcluir
  6. Adoro os óleos...Parece-me que se tornam mais reais...Esta marina ou cais bem podia ser em qualquer parte do mundo! E as cores? Fantásticas!!
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  7. Maestro, aqui estoy como una ferviente admiradora de sus obras, la textura, sus trazos y el hermoso colorido de su paleta, despiertan en mi una explosion de sentimientos, felicitaciones por su maravilloso talento, un fuerte abrazo!

    ResponderExcluir
  8. eu realmente gostei de suas marinhas, Antonio .
    Eu gosto da expressividade com que pintas.

    ResponderExcluir
  9. this does not look like a movie, dear Antonio, it looks like a whole world. As always, you express more life in the marina than one can imagine. Thank you ! very best regards, Robert

    ResponderExcluir
  10. Buen fin de semana, que pases un hermoso fin de semana, te invito a leer un poema mio, se titula “Marioneta”, ha sido un gusto visitar tu grandioso blog y te felicito por tu gran trabajo.

    ResponderExcluir
  11. Gosto dos textos que emolduram suas telas. Neles encontro a fonte de inspiração e seu estado de espírito quando resolveu pintar. Seu passeio rendeu arte e muita vida, no intenso colorido. Belo! Abraços

    ResponderExcluir

  12. Olá Antônio,

    Esta tela reflete bem um estado interior de alegria. As cores são fascinantes. Uma obra "alto astral".
    O passeio em Jurujuba rendeu-lhe uma maravilhosa inspiração.
    Gostei demais.

    Meu abraço.

    ResponderExcluir

Google+