sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

“Estaleiro do Bruno” – Acrílico e óleo sobre linho



“Estaleiro do Bruno” – 16x28 – acrílico e óleo sobre linho  – ano 2011



“... o título do quadro – Estaleiro do Bruno – é uma alusão ao sítio histórico que se encontra modernizado e incorporado ao pólo off-shore petrolífero da cidade de Niterói, Rio de Janeiro. No antigo estaleiro do Bruno faziam-se reparos e construção de pequenas embarcações – em geral, de lazer e pesqueiras. Lá, nos finais de semana, um grupo de pintores se reunia sob a liderança do mestre Aluizio Valle. Frequentei algumas dessas sessões de pintura no ‘Bruno’.
A pintura do natural é muito importante na formação de um artista, ela dá parâmetros para a luz e harmonia da cor, provoca ‘cortes’ inusitados e nos surpreende com jogos de linhas inimaginados até então. Mas, apesar da importância da observação do fenômeno natural, por mais que tentemos reproduzi-lo, entre o observado e o pintado há um lapso de tempo, e o que se pinta acaba por vir da memória. O simples pintar o que se viu já implica em interpretação, pois o ângulo escolhido está de acordo com um arquétipo pré existente, trazido de casa na mente do pintor. A partir dessas constatações passei a adotar sessões de observação onde, no máximo, eu esboçava alguns esquemas de composição, o resto levava de memória para o atelier. A maior parte se perdia no caminho e sobrava o mais marcante, as impressões inesquecíveis. A partir daí usei o meu banco de memória com milhares de horas de observação para pintar de ‘imaginação’. A evolução natural desse processo me trouxe para a fronteira do real com o imaginário – onde realismo e abstração se permeiam...”   

14 comentários:

  1. Muito belo o "Estaleiro do Bruno" quando visto pelos olhos de um artista e fixado na tela com mestria. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. A obra completa é tão impressionante como o detalhe revelado ontem!

    ResponderExcluir
  3. Very vibrant and confident work. Excellent.

    ResponderExcluir
  4. An impressive painting dear Antonio,lovely lines and mix of colours. Your time at Bruno and your observations have served you well.
    Hugs my friend.
    xoxoxo ♡

    ResponderExcluir
  5. I find painting from imagination very hard and I have so much admiration for those that practice doing so. Marvelous! :0)

    ResponderExcluir
  6. Such a calm, peaceful atmosphere, and beautiful colour combinations.

    ResponderExcluir
  7. Mestre Antonio Machado quando ampliei a imagem da tua obra faltou fôlego. Belíssimo consegues tirar as palavras do observador imensamente divino. Tuas Obras despertam emoções até então latentes em mim. Maravilhoso!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Que belo banco tu guardas!!! Banco único com depósitos à vista!! Um bom abraço!!

    ResponderExcluir
  9. Maravilhosa tela!
    parabéns pela 'presença'
    que voce transmite aqui...
    depois de saber como aconteceu este teu exerecício criativo, valorizamos ainda
    mais este lindo resultado!!

    um enorme abraço,
    mestre Antonio!!

    ResponderExcluir
  10. Parabens por tão lindas obras;são realmente belissimas.Um abraço de SuWeck.

    ResponderExcluir
  11. É verdade... quando ampliamos é que descobrimos os detalhes e as cores que nos encantam. E como têm detalhes suas pinturas, são ricas! Vou esperar pelo término da obra de domingo.
    Poste mais o atelier... é ótimo ver os mestres trabalhando. Aliás, estou à procura de vários ateliers. Como a vida dos grandes escritores e seus lugares de trabalho interessa muito, a vida dos pintores, seu lugar de trabalho desperta grande curiosidade também.

    Beijos ao atelier.
    Tais Luso

    ResponderExcluir

Google+