sábado, 24 de março de 2012

Marinhas a óleo - favoritas do atelier em "polaroid"

"...eu vinha falando da pintura do natural, acordar cedinho, sair para o campo em busca de 'locações','cortes', cenas com cores e composições inéditas. Na verdade saímos em busca de um quadro ideal - algo já existente em nossa imaginação de forma turva, nebulosa. Saímos em busca da revelação dessa imagem virtual e do seu desembaçamento. Alguém disse que o pintor pinta um único quadro durante toda a sua vida. É isso, tentamos o quadro que mais se identifique com os arquétipos mentais que carregamos a vida toda. Embora sejam muitas imagens, há um conjunto de cores comum a todas, há uma distribuição de massas comum a todas - uma composição que se busca por toda a vida. O que estou dizendo não se refere a obras pintadas em série, de modo industrial, para comercializar por baixos preços, ou até mesmo por altos preços! Não, não é isso! A busca pelo ideal não limita a diversidade de tentativas, a variação de paletas, de temas, de materiais, de tudo!
Ao contrário, se repetimos sempre a mesma solução como fórmula definitiva perdemos o sentido de procura, de tentar o encontro com a arte, com a perfeição! Que coisa patética a repetição, o plágio de si mesmo! Copiar os outros é enriquecedor, mas a si mesmo é um horror! Será que alguém acredita mesmo ter pintado o quadro ideal? Não vale a opinião dos arautos da anti-arte, aqueles que 'mataram' a pintura e a literatura usando a desculpa que tudo já havia sido feito! Daí surgiu o 'tudo é arte', eu diria 'tudo' é idiotice!
O tudo é igual ao nada. Ambos não existem! Vou pintar pois estou cansado só de me lembrar desses bobalhões, profetas do ontem, escravos de doutrinas inibidoras da razão e principalmente da liberdade..."

 "Marinha" - óleo sobre tela - 19X24 - ano de 2010 - coleção particular

16 comentários:

  1. Encantadora sua postagem.... a sua arte e o seu texto....perfeito!!]

    bjs

    ResponderExcluir
  2. A pintura é magnífica e o texto realmente inspirador. Já comecei a formular uma história na cabeça depois de ler "Alguém disse que o pintor pinta um único quadro durante toda a sua vida".

    ResponderExcluir
  3. Bellisima pintura, Antonio, hermosa. Gracias por compartirla.
    Saludos,

    ResponderExcluir
  4. Gran riqueza de matices y color...
    Bello, Antonio, muy bello.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  5. Fabulous painting and enjoyed reading your text.

    ResponderExcluir
  6. "... Não vale a opinião dos arautos da anti-arte, aqueles que 'mataram' a pintura e a literatura usando a desculpa que tudo já havia sido feito! Daí surgiu o 'tudo é arte', eu diria 'tudo' é idiotice!
    O tudo é igual ao nada. Ambos não existem! Vou pintar pois estou cansado só de me lembrar desses bobalhões, profetas do ontem, escravos de doutrinas inibidoras da razão e principalmente da liberdade..."

    PERFEITO: ASSINO ONDE??

    Beleza, Antonio!
    bjs ao atelier!

    ResponderExcluir
  7. Como já escrevi anteriormente, são maravilhosas!

    ResponderExcluir
  8. Belissimo trabalho,
    O texto é profundo e enriquecedor,
    A criatividade,a inovação,o experimentar de novas formas,acordar aquilo que esta adormecido é a obrigação do artista!
    O artista deve antes de mais nada lembrar-se dos principios dialeticos:
    Tese X antitese = sintese
    Assim sendo tudo esta em transformação , nada esta pronto , tudo esta por ser construido.
    Congratulações pelo teu texto e pelo teu trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia meu amigo!
    Já tive textos plagiádos,tem um pouco de tudop nesse mundo.
    Mas o importnte é aquilo que somos e pensamos.Suas telas como sempre digo:Encanta me.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderExcluir
  10. Very interesting! There is impression of freshness being communicated here.

    ResponderExcluir
  11. Pinte de acordo com sua maré interna. você é a sua pintura, ele reflete você.
    Abrazo grande.

    ResponderExcluir
  12. enquanto uns falam, outros fazem...adorei o texto, linda tela, Antonio, vou me atualizando por aqui, amanhã continuo, grande abraço, puxei a cadeira e sentei, logo volto, lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  13. Seu texto está perfeito. Escreve de forma tão autêntica e bela, como pinta. Essas duas características de sua personalidade, por certo, aumentam, cada vez mais, sua capacidade criativa.
    Abraços

    ResponderExcluir

Google+