"...eu vinha falando da pintura do natural, acordar cedinho, sair para o campo em busca de 'locações','cortes', cenas com cores e composições inéditas. Na verdade saímos em busca de um quadro ideal - algo já existente em nossa imaginação de forma turva, nebulosa. Saímos em busca da revelação dessa imagem virtual e do seu desembaçamento. Alguém disse que o pintor pinta um único quadro durante toda a sua vida. É isso, tentamos o quadro que mais se identifique com os arquétipos mentais que carregamos a vida toda. Embora sejam muitas imagens, há um conjunto de cores comum a todas, há uma distribuição de massas comum a todas - uma composição que se busca por toda a vida. O que estou dizendo não se refere a obras pintadas em série, de modo industrial, para comercializar por baixos preços, ou até mesmo por altos preços! Não, não é isso! A busca pelo ideal não limita a diversidade de tentativas, a variação de paletas, de temas, de materiais, de tudo!
Ao contrário, se repetimos sempre a mesma solução como fórmula definitiva perdemos o sentido de procura, de tentar o encontro com a arte, com a perfeição! Que coisa patética a repetição, o plágio de si mesmo! Copiar os outros é enriquecedor, mas a si mesmo é um horror! Será que alguém acredita mesmo ter pintado o quadro ideal? Não vale a opinião dos arautos da anti-arte, aqueles que 'mataram' a pintura e a literatura usando a desculpa que tudo já havia sido feito! Daí surgiu o 'tudo é arte', eu diria 'tudo' é idiotice!
O tudo é igual ao nada. Ambos não existem! Vou pintar pois estou cansado só de me lembrar desses bobalhões, profetas do ontem, escravos de doutrinas inibidoras da razão e principalmente da liberdade..."
"Marinha" - óleo sobre tela - 19X24 - ano de 2010 - coleção particular
Encantadora sua postagem.... a sua arte e o seu texto....perfeito!!]
ResponderExcluirbjs
A pintura é magnífica e o texto realmente inspirador. Já comecei a formular uma história na cabeça depois de ler "Alguém disse que o pintor pinta um único quadro durante toda a sua vida".
ResponderExcluirBellisima pintura, Antonio, hermosa. Gracias por compartirla.
ResponderExcluirSaludos,
Gran riqueza de matices y color...
ResponderExcluirBello, Antonio, muy bello.
Un abrazo.
Fabulous painting and enjoyed reading your text.
ResponderExcluirGostei muito
ResponderExcluirFantastic, you are unique!
ResponderExcluirAnother mini-masterpiece! Lovely :0)
ResponderExcluir"... Não vale a opinião dos arautos da anti-arte, aqueles que 'mataram' a pintura e a literatura usando a desculpa que tudo já havia sido feito! Daí surgiu o 'tudo é arte', eu diria 'tudo' é idiotice!
ResponderExcluirO tudo é igual ao nada. Ambos não existem! Vou pintar pois estou cansado só de me lembrar desses bobalhões, profetas do ontem, escravos de doutrinas inibidoras da razão e principalmente da liberdade..."
PERFEITO: ASSINO ONDE??
Beleza, Antonio!
bjs ao atelier!
Como já escrevi anteriormente, são maravilhosas!
ResponderExcluirBelissimo trabalho,
ResponderExcluirO texto é profundo e enriquecedor,
A criatividade,a inovação,o experimentar de novas formas,acordar aquilo que esta adormecido é a obrigação do artista!
O artista deve antes de mais nada lembrar-se dos principios dialeticos:
Tese X antitese = sintese
Assim sendo tudo esta em transformação , nada esta pronto , tudo esta por ser construido.
Congratulações pelo teu texto e pelo teu trabalho!
Bom dia meu amigo!
ResponderExcluirJá tive textos plagiádos,tem um pouco de tudop nesse mundo.
Mas o importnte é aquilo que somos e pensamos.Suas telas como sempre digo:Encanta me.
Grande abraço
se cuida
Very interesting! There is impression of freshness being communicated here.
ResponderExcluirPinte de acordo com sua maré interna. você é a sua pintura, ele reflete você.
ResponderExcluirAbrazo grande.
enquanto uns falam, outros fazem...adorei o texto, linda tela, Antonio, vou me atualizando por aqui, amanhã continuo, grande abraço, puxei a cadeira e sentei, logo volto, lindo final de semana.
ResponderExcluirSeu texto está perfeito. Escreve de forma tão autêntica e bela, como pinta. Essas duas características de sua personalidade, por certo, aumentam, cada vez mais, sua capacidade criativa.
ResponderExcluirAbraços