sábado, 12 de novembro de 2011

Barcos na praia de Charitas



“Barcos na praia de Charitas” – 20x30 – Óleo sobre tela – ano de 2011
“...o comentário da Marilene – feito acerca do detalhe desta obra, publicado ontem – dizia que os consumidores observam primeiro a obra toda, depois se detém nos detalhes. Concordo com ela, embora eu tenha publicado primeiro o detalhe. A degustação dos pormenores de uma obra de arte visual, literária ou musical leva a vida toda. À medida em que o tempo passa e amadurecemos, as mesmas coisas parecem outras, mudam seu significado. Na maturidade é comum nos tornarmos mais contemplativos, menos ansiosos, possibilitando uma melhor apreciação do que é bom e bonito. O modo técnico de observar pinceladas, transparências, empastos, linhas de composição, etc. é mais natural nos estudiosos, nos profissionais que querem aprender. Houve uma época em que eu frequentava os museus em busca de obras dos grandes mestres do passado, com o propósito de estudar. Os guardas de salão por vezes se acercavam preocupados com a minha proximidade e fixação em algumas obras. Para mim eram minutos, mas o relógio falava em horas; na cabeça deles eu deveria ser um louco, um tipo perigoso...”

22 comentários:

  1. And people's observations are so subjective and various. Great depth in this painting. And colors.

    ResponderExcluir
  2. Wow...Excellent painting, i like this!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso ver a tua OBRA num todo.

    Me sinto previlegiada em acompanhar quase que ao vivo o processo da tua criação artística.
    Encantada..sempre...

    ResponderExcluir
  4. Lendo vc e em sua dissertação eu me vi nele, pois sou uma pessoa que deixa muito preocupados os guardas dos museus.Bom tem alguém aqui agora que me entende perfeitamente. Caro Mestre Antonio Machado mais uma obra dificílima de trazer palavras aqui para um comentário, surge a palavra SOBERBO... vou levar ela para a página do facebook ...dividir com as pessoas. Obrigado pelas palavras no meu blog. A fotografia abaixo desse post é algo tremendo, parabéns mestre.

    ResponderExcluir
  5. Ola Antonio:
    Este trabalho é realmente muito bom,
    gostei muito das cores que dão a perfeita ideia de um dia ensolarado!Gostei muito da composição
    que tem tem uma profundidade incrivel.
    Congratulações
    Bom inicio de semana
    Paulo

    ResponderExcluir
  6. Olá Antonio!

    Belíssima tela e profunda a emoção. Agradeço sempre sua visita carinhosa ao meu blog e desejo que continue usando suas emoções para nos presentear com estas belíssimas telas.
    Sucesso!
    Soraya

    ResponderExcluir
  7. Hola,preciosas imágenes van desnudando lentamente la integral y pura belleza de este blog, si te va la palabra elegida, la poesía, te invito al mio,será un placer,es
    http://ligerodeequipaje1875.blogspot.com/
    gracias, buen día, besos reales...

    ResponderExcluir
  8. This painting is so beautiful dear Antonio, I love the colours and the many colourful sailing boats in the water beyond the beach.
    Hugs
    xoxoxo ♡

    ResponderExcluir
  9. An amazing view. So much sunshine - this painting appears so happy.

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha, o todo! (rss) Água, céu, montanha, barcos... o encontro de cores e de ambientes que se completam, nas mãos de quem tem o dom de criar.
    Lindo!!! parabéns!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Tu nombre és el mimo de una gran poeta españoñ
    ssi amas a la poesia,quizas pueda ser un doble de
    ese gran poeta español.
    Si también te gusta la fotografia como arte,encontraras en mi a un amigo

    ResponderExcluir
  12. Lavoro splendido, bellissimi i colori!

    ResponderExcluir
  13. Caro Antonio,

    Sempre gostei de ouvir as histórias dos pintores; do modo que se preparam para iniciar ou continuar a execução de uma determinada obra, por exemplo; métodos de trabalho; quando vem a inspiração; quando a transpiração de prevalecer à inspiração, e assim por diante.

    Li mais de uma vez um livro interessante escrito por Hélène Parmelin, intitulado "Picasso disse...", com prefácio de José Roberto Teixerira Leite, publicado pela Editora Expressão e Cultura, em 1968; em determinada passagem do livro, com o título "Trabalho", a escritora transcreve o que sobre isso disse Picasso:

    "Se soubesse exatamente o que se vai fazer, para que fazê-lo? Se se souber, não terá o menor interesse. Valeria mais a pena fazer outra coisa".

    Parabéns pela sua tela "Barcos na praia de Charitas".

    Um abraço,
    Pedro.

    ResponderExcluir
  14. Mainiota työtä.
    Värit ja perspektiivi tekevät vaikutuksen - syvyys-vaikutelman kanssa.
    Hyvää jatkoa...
    Terveisin Eko

    ResponderExcluir
  15. Caríssimo! No detalhe ou no todo, tua soma é sempre excelente!
    Gostaria de também agradecer-te pelo elogio que deixaste; estou muito orgulhoso!!
    Um bom abraço!!
    jbaião

    ResponderExcluir
  16. Splendido lavore,exelente detalhe!
    Sucesso,abraço.

    ResponderExcluir
  17. Caro António,
    O quadro é magnífico, no detalhe e como um todo! Fabuloso.
    Mas o seu texto é igualmente primoroso. Não podia estar mais e acordo com ele. à medida que amadurecemos, passa-se exactamente o que descreveu. Como me revejo nas suas sábias palavras!
    Um grande abraço do seu admirador nº 1 de Portugal.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Adorei seu blog, muito criativo! Também tenho um blog e gostaria que vc desse uma olhada. O endereço é: http://www.criticaretro.blogspot.com/ Passe por lá! Lê ^_^

    ResponderExcluir
  19. The removal of 'detail' in favour of what is important/beautiful is so important. Often your work appears abstract, but the impression of real life is always more dominant and pleasing. :D excellent!

    ResponderExcluir
  20. Antonio, jamais saio de seu blog sem dar um zoon para ver os detalhes 'bem grandes'. Fico como se tivesse estudando sua composição. Maravilhosa esta sua obra! Quanto a Marilene...Concordo, primeiro vejo o todo, depois passeio... Aí já passou a ansiedade rsrs.

    Beijos ao atelier.

    ResponderExcluir
  21. This is so beautiful! A wonderful light and atmosphere.

    ResponderExcluir

Google+