domingo, 26 de junho de 2011

Dicas - Workshop de pintura – uma paleta com terras


“...Joana Machado pintora, minha filha mais velha, acompanhou a execução dessa marinha. Como fui comentando as etapas posteriores à mancha, que já estava pronta, a sessão de pintura transformou-se num workshop individual. Eu leciono pintura há décadas  e acho que esse é o melhor método para transmitir técnicas e conceitos (todo o gestual se explica por si mesmo, o uso das ferramentas idem, a fusão das cores também). O trabalho é comentado, vez por outra se faz necessário aludir à história da arte. Como havia tinta preta na paleta – cor que foi dispensada pelos paisagistas – eu recorri à Van Gogh para justifica-la: ‘o preto com amarelo claro faz um verde, um cinza esverdeado magnífico, do qual não abro mão, apesar dos impressionistas o terem condenado’. Van Gogh era pós-impressionista...”
Fotos Matheus Stutzel
Para mais informações clique no marcador Dicas.

Um comentário:

Google+