sábado, 4 de dezembro de 2010

Dicas - O que é releitura? - Portinari e o modernismo brasileiro

Toda obra realizada a partir de outra - seja com a mesma técnica ou não - pode ser considerada uma releitura.
As cópias de estudo ou falsificações não podem ser consideradas releituras pois tentam imitar o original.
Quando as cópias são feitas com materiais diferentes do utilizado na obra original, a diversidade da natureza dos mesmos impõem versões modificadas. Essas diferenças caracterizarão uma releitura.
A palavra releitura atinge a plenitude do seu significado quando associada a cópias feitas com materiais diferentes dos utilizados nos originais e principalmente quando estes sofrem intervenções nas suas cores e formas.
Para outras dicas clique aqui
Foto:"Releitura - Modernismo brasileiro - Cândido Portinari" 16x22 aquarela e aguada de nanquim sobre papel Montval - Ano de 2010



7 comentários:

  1. Lovely painting Antonio. I like how some parts are left unpainted. It gives a spontaneous, gestural feel to the piece.

    ResponderExcluir
  2. Oi Antonio, a Taís do blog Das Artes está tentando postar comentário no seu blog e não consegue. Me pediu para eu avisá-lo, e se possível, envie um email a elea.

    Maravilhosa releitura!

    Gde abraço.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito interessante essa explicação porque esclarece dúvidas, principalmente de estudantes do ensino fundamental e médio, pois hoje nas escolas se trabalha muito com releituras. A arte pode "entrar" em qualquer disciplina.
    Um beijo
    Loyde

    ResponderExcluir
  4. É bom saber que podemos ser úteis. Melhor ainda é fazer o que gostamos do jeito que gostamos e ainda assim sermos úteis.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Antonio, linda ficou esta releitura de Portinari... Ainda não postei o suficiente dele... Dei um zoom e pude ver os detalhes.
    A colagem sobre tela é ótima de se fazer, a gente viaja... Cria como nunca! Também gosto, usava os mais diversos materiais e o efeito é sempre surpreendente.
    Esqueci de dizer que levei o prêmio e postarei – estou pensando em abrir um espaço próprio para postar estas gentilezas que recebo dos amigos. E agradeço muito os teus comentários, são sempre diferenciados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Belíssimo blog, belo estímulo para todos amantes da arte. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Caro Antônio.
    Sempre que possível venho apresender no teu blog.
    Versatilidade é a palavra de hoje; não sei quando acabará o dicionário!
    Abração

    ResponderExcluir

Google+