Toda obra realizada a partir de outra - seja com a mesma técnica ou não - pode ser considerada uma releitura.
As cópias de estudo ou falsificações não podem ser consideradas releituras pois tentam imitar o original.
Quando as cópias são feitas com materiais diferentes do utilizado na obra original, a diversidade da natureza dos mesmos impõem versões modificadas. Essas diferenças caracterizarão uma releitura.
A palavra releitura atinge a plenitude do seu significado quando associada a cópias feitas com materiais diferentes dos utilizados nos originais e principalmente quando estes sofrem intervenções nas suas cores e formas.
Para outras dicas clique aqui
Foto:"Releitura - Modernismo brasileiro - Cândido Portinari" 16x22 aquarela e aguada de nanquim sobre papel Montval - Ano de 2010
Lovely painting Antonio. I like how some parts are left unpainted. It gives a spontaneous, gestural feel to the piece.
ResponderExcluirOi Antonio, a Taís do blog Das Artes está tentando postar comentário no seu blog e não consegue. Me pediu para eu avisá-lo, e se possível, envie um email a elea.
ResponderExcluirMaravilhosa releitura!
Gde abraço.
Acho muito interessante essa explicação porque esclarece dúvidas, principalmente de estudantes do ensino fundamental e médio, pois hoje nas escolas se trabalha muito com releituras. A arte pode "entrar" em qualquer disciplina.
ResponderExcluirUm beijo
Loyde
É bom saber que podemos ser úteis. Melhor ainda é fazer o que gostamos do jeito que gostamos e ainda assim sermos úteis.
ResponderExcluirOlá, Antonio, linda ficou esta releitura de Portinari... Ainda não postei o suficiente dele... Dei um zoom e pude ver os detalhes.
ResponderExcluirA colagem sobre tela é ótima de se fazer, a gente viaja... Cria como nunca! Também gosto, usava os mais diversos materiais e o efeito é sempre surpreendente.
Esqueci de dizer que levei o prêmio e postarei – estou pensando em abrir um espaço próprio para postar estas gentilezas que recebo dos amigos. E agradeço muito os teus comentários, são sempre diferenciados.
Bjs
Belíssimo blog, belo estímulo para todos amantes da arte. Parabéns.
ResponderExcluirCaro Antônio.
ResponderExcluirSempre que possível venho apresender no teu blog.
Versatilidade é a palavra de hoje; não sei quando acabará o dicionário!
Abração