sábado, 4 de dezembro de 2010

Dicas - pintura artística sobre tela com tinta PVA

A tinta PVA é muito versátil e se presta muito bem para o uso artístico - Para diluir a tinta usamos água -  O material básico é: tinta PVA BRANCO NEVE 1/4 de galão; um tubo de COLA PVA ( cola branca ); CORANTES LÍQUIDOS para tintas à base de água nas cores AZUL, VERMELHO, AMARELO e PRETO; PINCÉIS para pintura DE PAREDE ou tela de diversos tamanhos ( de acordo com os detalhes e extensão da superfície a ser pintada ); BACIAS PLÁSTICAS para misturar as cores; GARRAFAS PET  cortadas ao meio com água para lavar os pincéis - MISTURANDO AS CORES COM O BRANCO obteremos tons pastéis (opacos)  que lembram a têmpera guache - MISTURANDO AS CORES COM A COLA E ÁGUA obteremos tintas transparentes semelhantes a aquarela - O uso simultâneo de tintas opacas e transparentes produzirá um resultado semelhante ao das tintas a óleo - Além das telas podemos utilizar como suporte: madeira, papel, papelão, paredes de alvenaria, etc - A pintura pode ser revestida com verniz para madeira, tela ou cola diluída - Os materiais  custam pouco e podem ser adquiridos em lojas de material de construção ou de pintura de paredes.
Para outras dicas clique aqui
Foto: "Arco íris" - PVA sobre tela 60x80 - Ano de 2004









7 comentários:

  1. What a very unusual and interesting technique you have. It makes beautiful art work! :0D

    ResponderExcluir
  2. Muy bella gama de tonalidades, texturas y formas, magnifico el Arco iris! Saludos.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Fiquei sabendo que com o tempo a pintura sobre tela com tinta PVA começa a desfazer, essa informação procede? Me falaram que a pintura dura mais ou menos um ano! Seráaa? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, tive a mesma informação que você! Procede?

      Excluir
    2. Não procede. A tinta PVA é pouco elástica e tende a rachar se a tela for enrolada etc.
      Para ter mais durabilidade pode-se acrescentar cola pva na tinta. Se a pintura for recoberta por verniz acrílico spray, a pintura irá durar muitos anos.

      Excluir
  4. Olá Antônio, lindo o seu trabalho. Queria saber se a cola diluída tem o mesmo efeito duradouro do verniz acrílico spray para proteger a pintura. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso afirmar qual dura mais. Mas sei que ambos duram muitos anos.

      Excluir

Google+