domingo, 13 de outubro de 2013

“Piratininga” – Marinha em óleo sobre linho


"Piratininga" – 17x23 – Óleo sobre linho – Ano de 2013 

“... Piratininga é uma belíssima praia oceânica de Niterói, fica próxima à entrada da baía de Guanabara. De lá avista-se Copacabana no Rio de Janeiro. Piratininga divide-se em duas praias – Praião e Prainha, separadas pela Pedra da Baleia – lá se encontra a barra de uma laguna de mesmo nome. Na juventude pescávamos camarões na laguna – que chamávamos de lagoa – , íamos à noite com rede de arrasto. As traineiras das colônias de pesca do interior da baía passam em frente à praia navegando rumo à região dos lagos.
 A obra foi realizada a partir de reminiscências da mocidade e da pintura do natural. A paleta econômica se presta à realização de coloridos harmônicos – utilizei brancos de zinco e titânio, preto, amarelo cádmio e vermelho cádmio. O preto fez o papel do azul...” 

Pintura: Antonio Machado 
Fotografia e arte gráfica: Matheus Stutzel 
Copy desk: Loyde S. D. Machado

15 comentários:

  1. This is a wonderful Antonio.
    Greetings.

    ResponderExcluir
  2. Antonio, obrigada pelo seu comentário, sempre me anima ler o que escreves. O registro que fazes no blog, é tão solidário, compartilhas conosco momentos e a vida dos quadros, permite-nos vivenciar a emoção e a tela se torna nossa também, parabéns e obrigada. um abraço, boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Olá Antônio,

    Piratininga deve oferecer um deslumbrante cenário ao vivo. Mais uma bela obra realizada a partir de reminiscências.
    A tela é fantástica. Parabéns!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sempre saboreo as imagens e palavras que voce compartilha con nosotros, sou deliciosamente levada em encantamento emotivo com esta marinha algo tempestuosa e romantica,
    sempre um prazer!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Fantastico lavoro, adoro la sontuosità delle tue pennellate ! Abbraccio e buona settimana.

    ResponderExcluir
  6. This is a wonderful painting dear Antonio, great colours and textures. Also the collage showing the work in progress and the elements used.
    Warm greetings, hugs and wishes for a good week.
    xoxoxo ♡

    ResponderExcluir
  7. Wonderful textures and drama as always! :0)

    ResponderExcluir
  8. Como sempre, uma paisagem impressionante e uma obra magnífica, António. E é sempre tão agradável ler os seus textos introdutórios. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Os detalhes lindos são percebidos ao ampliarmos a tela. Você descreve o local, mostra passos, combinação de cores, e nos permite, de certa forma, acompanhar seu trabalho.
    Tem excelente memória visual. Parabéns! Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!
    Ficou incrível a pintura desse cenário... parabéns!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Impresionante pintura marina al óleo y más que nada por guardar parte de la tradición local. Una persona tiene la opción de transmitir estos valores a través de las artes y usted Antonio, lo hace con gran profesionalismo…el amarillo y rojo cadmio le van de maravilla y el blanco conquista el paisaje.
    Felicitaciones querido amigo…un efusivo abrazo.

    ResponderExcluir
  12. Impresionante pintura marina al óleo y más que nada por guardar parte de la tradición local. Una persona tiene la opción de transmitir estos valores a través de las artes y usted Antonio, lo hace con gran profesionalismo…el amarillo y rojo cadmio le van de maravilla y el blanco conquista el paisaje.
    Felicitaciones querido amigo…un efusivo abrazo.

    ResponderExcluir
  13. Olá Antonio a descrição do lugar ( que continua lindo), valorizado ainda mais por sua tela maravilhosa, gostei, amei
    abraços,
    Léah

    ResponderExcluir
  14. Another fantastic job, wonderful. Have a great day!

    ResponderExcluir
  15. A tela ficou fantástica. Parabéns.
    Grata pela partilha.

    Abraço
    Sónia

    ResponderExcluir

Google+