domingo, 12 de agosto de 2012

“Costão da Boa Viagem” – Paisagens de Niterói em grafite sobre papel Canson



“Costão da Boa Viagem”  – Grafite 8b – 21x29,7 – Ano de 2012
“... O exercício do desenho é fundamental. A pretensão artística não costuma incluir os estudos na categoria de obras de arte. É lógico que a maioria dos desenhos, de fato, não são obras de arte, são apenas o seu inicio. No entanto alguns desenhos de alguns artistas são obras de arte de inestimável valor. É o caso dos desenhos de Picasso, Leonardo Da Vinci, Victor Meirelles e milhares de outros grandes mestres...”

13 comentários:

  1. I absolutely agree that the fundamental of drawing are so very important! It's the basis to everything in art! Sketches like this are so valuable and yours is just wonderful :0)

    ResponderExcluir
  2. Pois este desenho é artisticamente muito mais impressionante que muitas obras "completas" que tenho visto por esse mundo fora! Todas as rochas, grandes e pequenas, são belíssimas, e o fundo da imagem, parcialmente ofuscado, dá-lhe uma força quase mágica. Não sou um crítico de arte, tenho essa importante limitação, mas esta é a minha opinião. Parabéns por mais esta fantástica obra.

    ResponderExcluir
  3. Olá Antônio,

    Também não sou "expert" em obra de arte, mas uma grande apreciadora.
    Contudo,entendo que os esboços e desenhos são a base da obra em si.
    Achei fantástica esta paisagem em grafite. O fundo da imagem chamou minha atenção de imediato, apesar de estar levemente sombreada.
    Parabéns pelo talento!

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. E um prazer conhecer. o processo, a base de criacao de uma obra de arte. Eu vejo muito poético, algo como o mar calmo e neblinoso num dia invernal... precioso.
    Um abraco carinhoso.

    ResponderExcluir
  5. This is a beautiful drawing dear Antonio, I love the softness achieved with graphite pencils. Yes, some drawings are works of art in their own right.
    Greetings and a hug!
    xoxoxo ♡

    ResponderExcluir
  6. Strong, and to the point!!
    Abraço,Willy

    ResponderExcluir
  7. Como já lhe disse, em outro comentário, arte e beleza são assim consideradas pelos olhos de quem admira uma tela. É o que ela me transmite que fundamenta meus conceitos. Não tenho conhecimentos para fazer uma avaliação técnica e me deixo levar, prazerosamente, pelo sentir. Existe tudo que se queira ver, em seu desenho. E é isso que conta, para mim. Parabéns! Abraços

    ResponderExcluir
  8. Muchas gracias por su visita, es un honor para mi.
    Sus pinturas son maravillosas, muchos cariños. Laura.

    ResponderExcluir
  9. Hola Antonio.
    Un buen dibujo es la base para una buena obra, aunque en ocasiones pueda llegar a ser una auténtica obra de arte. Creo que es un dibujo fantástico, en pocos trazos ha conseguido captar la atmósfera y la profundidad de esa playa rocosa. Mis felicitaciones.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Antonio!!

    O teu estudo é uma Arte a parte!!!
    Fico ansiosa para ver a obra pronta!!
    Bom de semana a voce e a todos do atelier..

    ( peça para Loyde dar uma olha em http://www.mdfbf.blogspot.com.br/2012/08/colares-de-ceramica-by-ma-ferreira.html

    bj especial a ela..

    ResponderExcluir
  11. ola, vi o seu blog no perfil de outra pessoa e decidi visitar para conhecer seu espaço, adorei imenso.. voce não quer vir visitar meus poemas?? http://assombrado-mc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Caríssimo. Este "manter a mão" está ótimo!
    Como fazia tempo que não te visitava, fiquei passeando por teu blog...parabéns intensos por teu trabalho!

    ResponderExcluir

Google+