quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Pedra de Icaraí - Praia de Icaraí - pinturas de Niterói em óleo sobre tela

"Pedra de Icaraí" - óleo sobre tela - 19x24 - ano de 2012
"...na postagem anterior eu disse que 'quando éramos adolescentes pulávamos da Pedra de Icaraí e nadávamos até a Pedra do Coelho'. A história é verdadeira e, como se vê no quadro, a Pedra de Icaraí fica na beira d'água. Quando a maré está vazia se pode acessá-la sem molhar os pés. Na maré cheia ela fica cercada pela água e se o mar estiver 'brabo' ela será encoberta pela espuma das grandes ondas. A Pedra do Índio se assemelha a uma ilha, em geral só se alcança o conjunto de suas rochas nadando ou andando com muito cuidado sobre o fundo pedregoso e com água pelo peito. Nas noites quentes era comum a pesca de siris na 'Prainha' ao lado da Pedra de Icaraí. Algumas vêzes participei dessas 'coletas' - lançávamos os 'puçás' ( pequenas redes presas a um aro de arame ) com pedras amarradas no fundo da rede e bóias de 'isopor' ligadas ao aro por uma linha de nylon. Passávamos mais cedo num abatedouro e catávamos tripas de galinha para utilizar como iscas para atrair os siris - estas eram amarradas com cordinhas no aro do puçá.
Os deliciosos siris 'Açu' abundavam e os pegávamos às dezenas. Azuis, brancos com detalhes violeta, eles são muito bonitos e na panela com muita cebola, tomates e pimentão ficavam deliciosos. Essa muqueca, acompanhada de pão, era devorada pela garotada. Anos mais tarde, já adultos, comíamos a mesma coisa acompanhada de pão, pimenta, cachaça e cerveja gelada. Hummmm! Nada mal, não é? Esse tempo já vai longe, hoje em dia eu saboreio essas lembranças..."

15 comentários:

  1. Querido amigo, pedras, mar, sempre inspiram telas lindíssimas, como essa da Pedra de Icaraí. Tenho uma inveja (boa) rs., de quem consegue transformar uma paisagem em lindas obras de arte. Parabéns. Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Magnífica pintura. La Piedra de Icaraí es la protagonista del paisaje, envuelto en olas que se mueven como tus pinceladas. Los amantes de la pintura disfrutamos de las texturas y del color de tus cuadros.
    Saludos

    ResponderExcluir
  3. Estou cada vez mais fascinado com esta colecção de Pedras que nos tem oferecido recentemente. É verdade que dão habitualmente telas bonitas, mas quando têm o toque do Mestre, como as suas, são absolutamente fabulosas.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Antonio,
    oh, sao lembrancas que atingem a alma e voltar-nos a um momento de felicidade plena! e voce consegue transmitir esa emocao nesta magnifica pintura evocativa.
    Um fuerte abraco.

    ResponderExcluir
  5. Hola Antonio.
    Otra roca en el mar y otra obra de arte. La espuma del oleaje, las rocas medio sumergidas, y la "Piedra Icarai" como la gran protagonista, todos magníficamente logrados. Me encantan las texturas y los colores utilizados, y su historia de cangrejos también.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo, esta serie de obras Pedras estao magnificas! Esta traz consigo parte da tua historia, tao bem
    conada neste texto que emoldura a tua Obra!
    Um abraco .. a vc e a todos do Atelier..beijo especial a Loyde!

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha, Antonio,além de viver e retratar de uma forma belissima, nos convidas para entrar no clima da praia, das pedras, na maneira como as descreves, viver à beira da praia é um privilégio muito grande, Deus deve ter tido seus motivos em te colocar ali..valorizas por demais esse lugar, parabéns e obrigada pelas palavras dos teus comentários que só me fazem bem. abraço.

    ResponderExcluir
  8. Mi piacciono questi tuoi racconti, e mi piace molto questo dipinto con il mare schiumoso e selvaggio. Abbraccio

    ResponderExcluir
  9. Olá, Antonio, confesso que prefiro ver estas pedras - lindamente pintadas -, do que subir numa delas; lembro da última vez que fui passear em Jurerê - Floripa, e só pisava em cascudos. Definitivamente não me dou muito bem com mar. Nas segunda vez fui de tênis!rsrs
    Beijos ao atelier!
    Tais

    ResponderExcluir
  10. A beautiful painting dear Antonio and some fond memories to look back on.
    A big hug
    xoxoxo ♡

    ResponderExcluir
  11. Antonio you continue to amaze! Your paintings belong on Gallery walls all over the place. I LOVE them! I love everything about the way you apply the paint! It's so different to mine but just gorgeous!

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Muito bom,muito interessante,parabéns.
    Até mais

    ResponderExcluir
  13. Hello, Antonio Machado.

      Sense and expression.
      Aesthetically your work has been held by both.

      The prayer for all peace.
      I wish You all the best.
     
    Have a good weekend. From Japan, ruma ❃

    ResponderExcluir
  14. Que puedo decir un bello recuerdo para un bello cuadro.
    Feliz fin de semana y un abrazo

    ResponderExcluir
  15. Lovely painting, fantastic colors!

    ResponderExcluir

Google+