sábado, 5 de maio de 2012

A história do Atelier - cores da chuva

"...úmidas lembranças de cinzas coloridos. As sombras claras, as cores saturadas da paisagem recém envernizada ou a visão embaçada da serra envolta em véus de névoa. A poesia da natureza pode ser transcrita num texto infinito e sem pontuações ou, quem sabe, escrito apenas por uma interrogação - dúvida?
Retomo o texto escrito com pontos e diante da natureza enfileiro milhares de exclamações! Volto ao tema - chuva e as cores, abandono as palavras para pensar cor: azuis queimados com laranja, meus favoritos. O que salva a pintura são os cinzas, milhões de cores obtidas pela combinação das primárias e secundárias - meia dúzia de matrizes capazes de gerar tantas outras! Existe um cinza de preto com branco que emprestou o nome aos cinzas azulados, avermelhados, amarelados e assim por diante, esses se obtêm misturando uma cor fria com outra quente e acrescentando um pouco, ou muito branco. Quase tudo que enxergamos tem essas colorações quebradas, cinzas coloridos. Na primeira foto vemos a entrada do atelier, o cachorro - uma fêmea de pastor alemão que adora dormir na chuva e os verdes do gramado que sobressaem no contraste com os cinzas predominantes, chovia - foi assim a semana toda. A segunda foto é de hoje - um sol generoso vem dar uma graça ao sábado, deu até para caminhar na praia e curtir um pouco da paisagem, beliscar uns petiscos no nosso quiosque favorito. Mas de vez em quando uma nuvem ameaçadora escurece tudo, volta o sol, vem uma nuvem, está bom demais, nada a reclamar..."

8 comentários:

  1. Olá Antonio,

    Será que preciso dizer que seu texto está incrível? Nossa que lindo presente de sábado, ler suas palavras e viajar por tão belos pensamentos!

    Fico imaginando que maravilhoso seria ver um livro com seus textos e suas lindas pinturas!

    Um ótimo final de semana para vocês, com sol ou chuva, não importa... O que importa é ter a alma radiante e sei que isso você têm!

    Um abraço,


    Lilian

    ResponderExcluir
  2. Me ha encantado tu texto y mas o menos entiendo la belleza que estas transmitiendo. Saludos desde siempre, Antonio.

    ResponderExcluir
  3. Caro António,

    Neste seu blogue, para além de se disfrutar da maravilhosa expressão artística dos seus quadros, também os textos nos deslumbram, dado serem tão claros e expressívos! (Só em relação ao cão é que tive que voltar a ver melhor...). O Brasil é, de facto, uma terra abençoada por Deus! Que bom poder gozar tudo o que nos vai aqui relatando.

    ResponderExcluir
  4. Antonio,
    cores... só existem graças a luz!
    quando no escuro, elas estão 'caladas' a espera da luz,
    que vem revelar, toda a vida que elas geram.
    Cores são TUDO no mundo!!
    ________________________

    Esta paisagem é deslumbrante!!
    Vocês são abençoados por desfrutar desta beleza da natureza!

    Um grande abraço a todos que partilham
    este acolhedor atelier!
    E agradeço de coração, pelo carinho de vocês!

    ResponderExcluir
  5. Antonio dear, your images are so beautiful, how sweet the dog sleeping in the rain. Your words are so special, you take us on a journey of colours of your thoughts and we feel and see the world through the beauty of your eyes.
    Have a wonderful Sunday my friend.
    A hug
    xoxoxo ♡

    ResponderExcluir
  6. Belo texto e belas fotos, é bem legal quando o sr. fala da composição das cores.


    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Aproveitou o lado belo da chuva e fez uma postagem diferente, que demonstra a inexistência de melancolia no interior do artista. O poder criativo decorre desse senso aguçado de observação, do aproveitamento de todos os tons que a natureza nos apresenta.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Antonio..

    Amei a sua postagem por completa! as duas artes..a a da escrita e a pictórica!
    O texto fixou demais..

    Abraço..

    ResponderExcluir

Google+