segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

"Paolo Veronese" - Óleo sobre tela em versão PB

"...gosto de publicar versões monocromáticas das pinturas. Elas mostram o contraste, a luz e a textura das obras. Há quadros coloridos que em versões PB não apresentam contrastes. Isso se deve a um descuido na observação dos valores..."

10 comentários:

  1. oPB sempre me fascinou, não sei explicar a razão. Este seu quadro ajuda-me a perceber que não estou errado. Obrigado Mestre!

    ResponderExcluir
  2. Caro Antonio,

    Essas versões, em preto e branco, que, como você diz, "mostram o contraste, a luz e a textura das obras", devem constituir-se em importante recurso para o pintor, que, diferentemente de nós, leigos, poderão "ver a ausência" de tais contrastes.

    Podem ser, tais versões, um norte importante para quem pinta e que encontrar a perfeição, mas para quem é apenas um apreciador pictórico, a verdadeira beleza, no meu entender, está no original desse quadro, com as nuanças de cores.

    Um abraço,
    Pedro.

    ResponderExcluir
  3. Antonio querido, bom dia! Fantástica a versão em preto e branco, que show!Parabéns, abraço!

    ResponderExcluir
  4. Kerrassaan fantastinen elämys.
    Mainiot kontrastit...
    Musta-valkoinen - suurin osa kuvauksistani on juuri musta-valkoisia.
    Iso hatun nosto m-v työlle.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!!!

    Lindo trabalho.....parabéns!!!
    Obrigada pela partilha..amei!!

    bj

    ResponderExcluir
  6. Sim, o contraste pode ser visto até por olhos desprovidos de acuidade artística como os meus!

    Muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Sometimes I also turn my paintings in to monochrome on the computer, because if a painting doesn't work in monochrome then it doesn't work in colour! Of course yours works absolutely beautifully :0)

    ResponderExcluir
  8. Antonio, como você sabe, uso o zoom para ver todos os seus trabalhos. Realmente o PB mostra bem a textura, contraste e luminosidade. Deu para ver bem mais o contraste e a textura, sim. Foi um estudo.

    Porém o mundo é colorido e nada como paisagens coloridas onde, a mistura das tintas, feitas pelos artistas, como no caso do verde veronese etc. Fica sendo muito válido. Pode até ser um verde falso, mas aí é que está a diferença, em criar tons que embelezam, que acrescentam, que diferenciam uma obra. A 'Marinha' abaixo está maravilhosa!

    Você mexe muito com estas misturas. Lembro, em outras postagens suas, o tanto que você ficou em cima de um cinza, de um marrom, de um alaranjado até chegar ao que você procurava. É a inquietação do artista em buscar o inédito, do diferente. O que alegra a alma são as cores e a técnica. O alvo é transmitir sensações, e PB não transmite; gosto em retratos, onde os traços se diferem e são nítidos.

    Beijos ao atelier!

    ResponderExcluir
  9. Colorati, nero e bianchi..i tuoi quadri sono sempre bellissimi! Abbraccio

    ResponderExcluir
  10. Li os comentários e pode até ser que tenham razão, no tocante à não transmissão de sensações pelo PB. Mas esse não é um sentimento unânime. Não é o que me causa esse tipo de trabalho. É lindo!!!!!

    Abraços

    ResponderExcluir

Google+