sábado, 8 de outubro de 2011

A história do atelier

"...mais uma foto casual foi pescada do álbum para ilustrar a história do atelier. Na cena estamos eu e minha filha Joana, conversávamos sobre as últimas produções, Matheus atento a tudo fotografou o 'papo'. A sala de pintura do atelier, aonde estamos, está sempre organizada - a qualquer momento surge a vontade de pintar, além das horas de compromisso com o trabalho, e nesse momento não dá para ficar arrumando tintas, procurando materiais, montando cavaletes. É chegar, sentar, espremer tubos de tinta e pintar.
Nada deve perturbar o delicado momento de criação, no qual a sensibilidade fica aflorada e o mergulho inconsciente precisa de paz.
O fio condutor do processo criativo é tênue, parte-se fácilmente e não aceita remendo. Uma vez perdido o fluxo criativo é imperativo o recomeço. Há obras que são reiniciadas diversas vezes. Vez por outra conseguimos bons trabalhos desse modo, porém a um preço psíquico muito elevado..."

5 comentários:

  1. Antonio:
    Nosso atelier, escritório ou um nome carinhoso - como Lya Luft chama o seu canto de 'minha toca' -, na verdade é uma sala impregnadas de tudo que gostamos, ali está a nossa vida. São cadeiras, mesas e objetos que nos personalizam; são salas de trabalho únicas, nada parecido com outras. Todos gostam de ver onde um escritor escreve, onde um artista cria, onde alguém produz sua obra. Por isso tudo estas fotos são preciosas. São momentos únicos a serem guardados, momentos que atenuam a curiosidade de todos e marcam o artista. Seu atelier é organizadíssimo, alegre e muito simpático.

    Beijos ao atelier.
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  2. It looks so tidy when new... Soon the artist will make it look different))

    ResponderExcluir
  3. What a lovely space Antonio, so organised and filled with natural light.

    xoxoxo ♡

    ResponderExcluir
  4. Esse sem dúvida é um ambiente muito agradável! Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Quando surge a vontade de pintar, nada melhor de que respeita-la, apoderando-se do material e indo em frente...faço minhas as tuas palavras Antônio, este momento é tênue e não pode ser desperdiçado em arrumações, sob pena de perdermos o processo criativo que esta em nós, no momento. Grande abraço

    ResponderExcluir

Google+