domingo, 5 de junho de 2011

La musa desnuda entre sábanas blancas


Óleo sobre linho colado em cartão - 26x17 - ano de 2011
“... sábado à noite, adiei a sessão de pintura até às 22h (passei o dia trabalhando em outras coisas). Mas eu tenho um compromisso com a pintura e não dá para declinar. Como o atelier é organizado e todos os apetrechos necessários ao oficio estão sempre à disposição, o que certamente facilita o processo, ficou fácil começar. Estou enrolando no texto tanto quanto estava enrolando para começar a pintar. Vamos ao quadro! Mas, antes de iniciar a quinta musa, resolvi retocar uma marinha que já vinha se arrastando – estava bonita, porém tecnicamente razoável, o que quer dizer péssimo (em arte a liberdade técnica é fundamental, assim como o bom uso da técnica escolhida). Parti para o retoque da marinha, não foi fácil – já estava tudo harmonizado e desse modo o acréscimo de novas cores, luzes e texturas se torna muito difícil. Já é quase meia noite e a musa me aguarda, ou melhor, uma tela em branco me aguarda.
Acrescento à paleta um pouco de carmim e verde esmeralda, misturo as duas cores com um pouco de óleo de linhaça e solvente. Pego um pincel de pelo de Marta com cabo longo e cerdas estreitas, muito maleável, ótimo para desenhar, esboçar. Em meio às manchas começa a surgir a figura, o nu. As camadas de tinta vão se superpondo, cada vez mais claras e espessas...”  

9 comentários:

  1. Beautiful! She is missing only a poem...

    ResponderExcluir
  2. Art is such an elusive thing and it is so wonderful to have that urge to paint at every spare moment. It's that dedication which makes you a wonderful artist!

    ResponderExcluir
  3. Antonio é muito prazeros ouvir "ler" a narrativa do dia da criação desse maravilhoso nú.
    Adorei essa composição com a tarja escura contrastando com a cabeça e o corpo se misturando e fundindo com o tecido.
    Lindo, lindo....Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Hi Antonio, I really enjoy your blog, and your commitment to painting. Your use of wonderful thick paint is a hallmark of your style. Very beautiful. Thanks for your continued comments on my blog, I really appreciate your thoughts.

    ResponderExcluir
  5. White on white. The skin is soft and warm and all the background is so cold. Beautiful!

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Awe inspirar seus trabalhos ...

    Obrigado por seu amor e sinceridade.
    Tenha uma boa semana.

    Saudações.
    A partir de Saga, no Japão.
    ruma

    ResponderExcluir
  7. Grande mestre Antonio Machado seu trabalho sempre trazem grandes momentos de inspiração fico admirando por horas a perfeita composição cada obra com seu devido valor não há como dizer "qual eu gostei mais" são todos eles arte em si. o que a Olga comentou eu digo o mesmo e termino com um LINDO! um prazer sempre ver teu trabalho sempre em destaque em especial a maestria de produzir trabalhos que nos encantam em seu trabalho elegante e refinado, parabéns Mestre!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Antonio, a 5ª Musa está linda, sem dúvida, porém é sempre curioso e importante a narrativa do artista, suas dúvidas, seus erros, seus acertos, suas misturas, suas tentativas... E seu texto está ótimo, fiquei curiosa quanto à 'Marinha'; não modificou, acrescentou? rsrs

    Pincei:
    '...porém tecnicamente razoável, o que quer dizer péssimo'. Deu pra ver que o mestre é exigente!

    Beijos ao atelier.
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  9. Antonio!

    Sua espontaneidade me encanta, também nos textos. É exatamente assim, uma inquietude no retornar ao trabalho que está lá, inacabado, no aguardo. Já acordei em plena madrugada para concluir uma pintura, tamanha era a minha ansiedade em vê-la pronta! Em muitos só voltei a retomar depois de anos. Esse "razoável" que pra mim também é péssimo, é um fantasma que me rodeia, invencível. Às vezes o que busco é a imperfeição, e não a perfeição aos olhos de muitos... Mas quem entende isso? Poucos. Acho que vc entende. Ou estou muito enganada!

    Adorei a quinta musa, estou AMANDO os fundos negros!!! Suas obras são a sua linguagem, sua identidade artística: coisa que eu nunca soube encontrar... ou encontrei várias. Nunca cheguei a entender esse meu lado.

    Um grande abraço, bjos e felicitações a musa do atelier!

    ResponderExcluir

Google+