domingo, 15 de maio de 2011

La musa desnuda bajo la luz de Rembrandt





“La musa desnuda bajo la luz de Rembrandt” – 26x17 – óleo sobre linho colado em cartão – ano de 2011
“...eu estava lendo um texto da Taís Luso sobre a obra de Vermeer – pintor holandês do período barroco, que foi ‘resgatado’ pelo pré-impressionismo francês . Uma das principais características técnicas do período barroco é o uso do claroescuro com Caravaggio na Itália, Rembrandt na Holanda e mais algumas dezenas de mestres extraordinários na Bélgica , na Espanha e na França.
O assunto é longo e empolgante pois envolve a nata da pintura de todos os tempos. Volto à matéria da Taís para dizer que fiz um comentário e lá encontrei outro comentário muito interessante e enriquecedor de autoria da Sueli Gallacci. Fiquei com tudo aquilo na cabeça e fui pintar. Eu estou numa fase de nus – las musas desnudas –  e, naturalmente surgiu ‘La musa desnuda bajo La luz de Rembrandt’ que eu dedico à Loyde, musa do atelier, e à Taís Luso e Sueli Gallacci...”

24 comentários:

  1. Nossa, estou me sentindo importante agora! rsrs

    Maravilhosa homenagem, Antonio... Obrigada, amigo!
    Vindo de vc, um verdadeiro artista, da maior categoria, e no maior sentido da palavra, muito me honra!

    “La musa desnuda bajo la luz de Rembrandt” está belíssima, perfeita!

    ADOROOOO os seus nus, estou feliz que esteja nessa fase.

    Um grande abraço, sua fã, sempre!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Antonio. Sinto-me honrada com sua observação lá no Das Artes. Você vai começar uma fase nova, 'Las musas desnudas'.
    Se não me engano, os impressionistas abandonaram a tradição acadêmica nesta fase dos nus. Suas pinturas se mostravam frias, com modelos profissionais onde não tinham o frescor e a espontaneidade que mais tarde vieram a conseguir empregando novas técnicas.

    Achei 'La musa desnuda de espaldas' linda demais, muito natural e com a sua conhecida mistura técnica..

    Como a Sueli falou lá no blog - na postagem de Vermeer - realmente Rembrandt era o máximo: suas pinceladas retratando luz e sombra para conseguir efeitos dramáticos – técnica famosa também nas obras de Michelangelo e Caravaggio (lembrada por você).

    As áreas iluminadas de Rembrandt eram feitas em pequenos espaços, rodeadas por faixas de sombra o que reforçava mais ainda a luminosidade, o foco claro. E daí pra frente, tudo foi diferente...

    Fico feliz de você ter gostado da postagem. Sua opinião e da minha amiga Sueli serão sempre importantes pra mim.

    Então vou esperar - com curiosidade - esta nova série.

    beijo ao atelier.
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  3. Antonio simplesmente de cair o queixo, ficou maravilhoso e definitivo. Uma composição envolvente feito a luz que conseguiu reproduzir.
    Meus parabéns Mestre.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Beautiful painting! I love the chiaroscuro!

    ResponderExcluir
  5. This is such a thought provoking painting Antonio. I love the dark background and the colours in her skin. I also took inspiration from this era for my oil, which I hope to post soon :0)

    ResponderExcluir
  6. sei un grande maestro! grazie per farci vedere i tuoi lavori, io imparo tantissimo

    ResponderExcluir
  7. Incredible, sensual painting. I like the way you work with light and texture.

    ResponderExcluir
  8. Muito boas obras. São um enriquecimento da cultura do brasil e do mundo.

    Abraços de Portugal

    ResponderExcluir
  9. Caro Antonio,

    Gostei muito desse seu trabalho, no qual se destacam os efeitos da luminosidade; não tenho dúvida de que a busca desses efeitos era sua intenção, tanto que no seu título há a referência a Rembrandt.

    Um abraço,
    Pedro Luso.

    ResponderExcluir
  10. belíssimo trabalho! um espetáculo!
    eu adoreii seguir e sentir cada pincelada,
    formatando a linda composição!
    maravilhoso óleo, meu amigo!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  11. No entiendo mucho de pintura pero tengo
    que decirle que me gusta mucho los tonos que ha utilizado sobre el fondo negro. Bonito cuadro.
    Un fuerte abrazo

    ResponderExcluir
  12. Caro Mestre Antonio Machado mais presentes para nós em particular para mim é um enorme prazer vir aqui, a tela acima e a debaixo todas magníficas, este fim de semana estive visitando museus de arte em Porto Alegre, ainda estou com a alma lavada ver e admirar a arte proporciona isso para mim. Amo a tua arte, amo mesmo já falei para você que comento seus trabalhos para grandes amigos (a) meus até um dos comentários que fiz foi assim "Mihoko quando chego no blog do Artista plástico Antonio machado fico aliviado pois sei que a arte vive cada dia mais a sua intensidade"... salve Mestre a beleza da arte reside em tua alma e com maestria fazes um brinde a arte a cada obra. Eu sou um apaixonado por nús, ah sim é verdade que a espanhola comentou acima o fundo em preto ficou mágico deu um sentido muito mais amplo as cores sobre o corpo. Amo a tua arte.

    ResponderExcluir
  13. Mestre Antonio Machado vou tomar a liberdade de pegar essas duas telas e postar no meu blog com seu link seu nome com um texto que para mim fala muito e tua obra fecha mais que demais, mesmo não mencionando encontra-se nas entrelinhas... "se" por acaso não gostares me avise que coloco outras obras ok.....abraçãooooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  14. Querido amigo, vi suas obras expostas na "galeria de arte" de nosso amigo Nelson do blog Universo Paralelo em Versos, e fiquei encantada com tamanha beleza, adoro pinturas, e você é um grande expoente dessa arte maravilhosa. Beijocas

    ResponderExcluir
  15. dear Antonio,

    Rembrandt was a master of light, and so are you.

    very best regards,

    Robert

    ResponderExcluir
  16. Olá, Antonio Machado.
    A atmosfera calma abraça seus excelentes trabalhos.

    A oração para uma grande paz de espírito ...

    Bom dia.
    Caro abraço, do Japão.
    ruma

    ResponderExcluir
  17. Rembrandt is an endless source of inspiration. Love your work of claroscuro and the details are great! Gracias y un gran saludo!

    ResponderExcluir
  18. Olá António, esta tela ficou excelente, claro, não podia ficar de outra fora, se tratando um artista como você. É uma honra tê-lo em meu cantinho, sei que a minha arte é bem diferente e que jamais chegarei tão longe, mas dá para me entreter. Tenha um bom fim-de-semana.

    ResponderExcluir
  19. I think, you dont need examples ,from masters of light!!
    Abraço,Willy

    ResponderExcluir
  20. Olá Antonio!
    Adorei esta tela!!!A luminosidade está simplesmente magnifica!!!Você é mesmo um mestre!!!
    bjosssss

    ResponderExcluir
  21. Antonio,

    Sou o Eduardo Vieira, novo "correspondente brasileiro" do "Fanáticos da Ópera".

    Vim agradecer seus comentários e retribuir a visita.

    Parabéns pelas suas obras. Dá para perceber claramente as influências que você citou (e até algumas que não citou, vermeeriana luz a esquerda)!

    Sds,

    Eduardo

    ResponderExcluir
  22. Sua imagem é muito poderosa e expressiva. Eu amo como a figura brilha. Belo trabalho.

    ResponderExcluir
  23. Caro Antônio. Por impossibilidade de postagem fiquei assistindo, por um bom tempo, sem manifesto!
    Continuas teus belos contrastes, teus claros/escuros..., tuas aulas!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelos seus nus! A sua pincelada é forte, segura e expressiva. O resultado é magnífico!

    ResponderExcluir

Google+