segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dicas sobre técnica mista - grafite, lápis aquarelável ,tinta de aquarela e caneta nanquim sobre papel de aquarela

 O uso combinado de diversos materiais estimula a criatividade, propicia soluções inéditas e efeitos surpreendentes. Sem abrir mão da liberdade criativa, devemos tomar alguns cuidados técnicos:
 1) desenhar e sombrear usando lápis ou lapiseira com grafite 2B ou 3B, depois utilizar os lápis aquareláveis para concluir o desenho e iniciar o colorido. Por último realçar os contornos e fazer hachuras nas sombras com as canetas de nanquim 01 ou 005.
 2) com o desenho já definido, colorido e sombreado, podemos usar o pincel macio com água sobre as áreas trabalhadas com os lápis aquareláveis. Com o papel ainda úmido ou já seco podemos aplicar a tinta de aquarela sobre qualquer área do trabalho a fim de dar mais unidade, colorir ou sombrear o conjunto, cuidando sempre de manter a transparência das aguadas.
 3) após a secagem total do papel podemos, se necessário, reiniciar o processo seguindo a mesma ordem de utilização dos materiais até que o resultado artístico se mostre satisfatório.
Para outras dicas clique aqui
Foto: grafite (lápis 2B), lápis de cor aquarelável, bico de pena (caneta de nanquim) e aquarela sobre papel Montval - 15x22 - ano de 2010

3 comentários:

  1. Gostei das dicas! Vou tentar usá-las na prósima pintura!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei este tópico! Joguei no google "desenho sombreado aquarelado grafite" pra tentar descobrir se daria certo misturar todas essas técnicas. Agora poso voltar pro meu desenho! :-)

    ResponderExcluir
  3. adorei as dicas!! e gostei do seu resultado..:)

    ResponderExcluir

Google+