segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DICAS - COLAGEM E PINTURA SOBRE TELA

A colagem retocada com pintura é uma técnica riquíssima para a execução de trabalhos criativos. Para que a obra seja bem sucedida, é necessário observar algumas regras:
1) Nunca se deve iniciar o trabalho usando tinta a óleo, porque sobre ela não poderemos colar nada nem pintar com tintas a base de água como PVA ou Acrílica.
2) O ideal é iniciar o trabalho usando têmpera de PVA ( cola  branca + corante + água ) que seca rápido e aceita todos os materiais sobre ela.
3) Sobre a marcação inicial, onde a composição e distribuição de luz é esboçada, podemos fazer as colagens de papel, fotos, tecidos... usando cola branca ( PVA ).
4) Sobre as colagens ou sobre o fundo pintado podemos retocar com tinta acrílica,  PVA ou óleo.
Para mais informações clique no marcador Dicas
QUADRO: técnica mista  ( colagem, PVA e acrílica sobre tela ) - 120x100 - ano de 2009

7 comentários:

  1. Oi Antonio,

    Vim agradecer o seu comentário tão gentil. Vindo de um artista com a sua categoria, isso muito me honra!

    Vc tem razão quanto a retratos, é muito difícil. A preocupação de que a obra fique parecida com o modelo inibe a nossa espontaneidade.

    Eu havia desistido de aceitar encomendas para retratos, pois vinha enfrentando muitos problemas. Alguns clientes não entendiam a minha proposta estilizada de pintar. Agora achei o meio termo que agrada e me satisfaz.

    O branco da pele no retrato da Deia não é branco puro, é um tom levemente azulado, mas a fotografia tem esse inconveniente – mudar os matizes. Melhor dizendo, é a fotógrafa que não ajuda rsrs. Suas fotos são perfeitas, tem dicas para me passar? Rsrs
    Quando eu desejo uma foto bem tirada, tenho pagado para um fotografo profissional em estúdio que sabe “trabalhar” a luz.

    Eu amo fazer retratos e nunca deixei de fazê-los, mas quase sempre rostos anônimos que me permitissem "viajar" rsrs

    Eu adoro os seus trabalhos, todos eles, as aguadas, o empasto à óleo, os digitais, etc. Este abstrato com colagem está maravilhoso! Lembrei de uma época que eu fiz muita colagem com algodão traçado em painel. Eu mergulhava o tecido em um endurecedor que eu preparava e colava em painéis bem grandes. Criava dobras e movimentos interessantes com o tecido que mais pareciam esculturas. Um trabalho delicioso de fazer.

    Estou amando todas as suas dicas e copiando todas. Rsrs

    Um grande abraço e bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o Post e o comentário. :) também sou Artista Visual esse é o meu Blog: http://halwildson.blogspot.com.br/

      Excluir
  2. Bella explosión de color y texturas, veo asomarse a Manet para lograr un todo magnifico. Saludos y Gracias por tus palabras.

    ResponderExcluir
  3. Antonio, continui a sorprendermi! Ma quante cose sai fare? Quanti talenti hai? Bellissimo, meraviglioso questo collage con pittura... mi fai venire voglia di provare! Un abbraccio!

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo Antônio.
    Fico cá imaginando em como e quão maravilhosa biblioteca mental deves ter para fazer uma obra como esta! Equilibrada, polifônica, inquietante, colorida, enfim... magnética!
    Parabéns é muito pouco!

    ResponderExcluir
  5. Caro Antônio.
    Indiquei o teu blog para o PRÊMIO DARDOS.
    Algo de reconhecimento entre blogeiros e cuja liturgia encontra-se no blog artebaiao.
    Felicidades!

    ResponderExcluir
  6. Antonio, parabéns!! O q você recomenda para impermeabilizar ou finalizar a colagem com acabamento fosco? Obrigada!

    ResponderExcluir

Google+