domingo, 18 de julho de 2010

Tecendo uma crônica

Os fatos narrados abaixo ocorreram durante uma aula de arte.
Os protagonistas: Meus alunos e o grupo Teia.
Dia 14 de julho de 2010, 9 h, local ASPIUFF. Vai começar a pintura de uma grande tela, a teia. Pintura coletiva. Leila pergunta: - O que é isso? Respondo: - É um teatro onde nós representaremos nós mesmos.
Regina se encoraja e pega um pincel ( já havia gente pintando: Mariane, Denise e Ivar ). Eunice filma e fotografa tudo o tempo todo. Regina pinta uma menina prendada com vestido de florzinha e depois diz que não poderia pintar uma lua ao lado do sol que a Leila pintou. Eu disse que sim, que poderia, e pintei uma lua verde. Aí, ela sentenciou com entusiasmo: - Você pinta a lua e eu encho de estrelas em volta. 
Vaccaro pinta Mondrian na tela e diz que Picasso também estava ali - Les Demoiselles D'avignon. Celina acha que ficou parecendo a copa da África - alegria, cores e ritos africanos.
A pintura assusta. Por que pintar? Alguém achou que poderia ser perigoso. Algo oculto, algo científico, algo sinistro. Cada um pensa e pinta o que quer. Ana Moura pinta e reestréia, se solta. Edwiges, a leoa, pinta serenamente a sua discrição. Faltou o Robert. André chega e diz que parecia o carnaval. 
No meio da trama, a consulta é marcada. Antonio paciente, Denise médica: - E o resultado do tratamento?  Respondo: - Bom, bem melhor, estou me sentindo... 
Eunice gravou. Mariane pinta o lado esquerdo; Denise costura tudo e cola espelhinhos. Cacos de espelho refletem as expressões de quem pinta. Cercados pelas impressões expressas, impressas. Fim. Severino às pressas, limpa tudo.
A teia, a tela enrolada, tinta, pincel, tudo guardado. Até breve, até a próxima, experiência, arte, vida. 

Um comentário:

  1. É assim, a Teia, rede de vida e arte, de convivência. Todos juntos só prá ficar assim enredados no mesmo momento, e pensar que a vida é real.
    Mas o real é a Teia, as teias, os fios soltos que grudam um nos outros e os outros nos uns.
    Como disse Milton Nascimento, "minha vida, nossa vida, formam um só diamante"...
    Denise Vianna

    ResponderExcluir

Google+