domingo, 20 de dezembro de 2009

Crônicas

"ARTE HOJE
Diário de um pintor
Por Antonio Machado"

Publicado pelo jornal Atelier em setembro de 2004
"É sábado. O frio, incomum para a cidade, convida à preguiça. Meus alunos transferiram as aulas da tarde. Nada na TV que me interesse.
Fugindo do tédio que me tenta, pego um bloco de papel, lápis, caneta preta e parto para a praia. Preciso preparar uns quadros para próxima exposição!
Começo um croquis da pedra (de Icaraí), em frente ao Clube de Regatas onde, na maré baixa se pode chegar sem molhar os pés: a pedra parece uma grande massa triangular marrom. Detalho tudo com lápis, fazendo retoques com caneta preta. Pronto, ficou bom! Enquanto imagino um novo quadro a partir daquelas impressões, volto no sentido da Praia das Flechas. Resolvo fazer o mesmo com a pedra da esquina: essa é retangular!
Desde o primeiro desenho um helicóptero da polícia, com soldados muito armados, pendurados na porta, passava rasante, de um lado para o outro, fazendo sua ronda aérea. Do alto do cais, na calçada, quatro meninas, entre cinco e nove anos, pobres, sujas, me observavam. Curiosas, descem para a areia. Querem ver de perto, perguntar, comentar, tomadas pela mágica do desenho. Termino o esboço. As crianças entreolham-se e cumplicemente, me aplaudem, com total entusiasmo. Depois, sem uma pergunta, saltitantes de alegria, vão embora, me deixando com uma grata e legítima sensação de reconhecimento.
O helicóptero passa novamente. Refleti, com pesar: não estão atrás das meninas. Ainda! "



Pedra da esquina da Praia das Flechas-Desenho à lápis e caneta sobre papel canson.


Um comentário:

Google+